terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dinâmicas (Santíssima Trindade)


As dinâmicas são grandes ferramentas para tornar os encontros mais leves e gostosos.Sempre que faço uma dinâmica as crianças adoram. É o famoso: aprender brincando. Muitos assuntos trazem consigo muita seriedade, principalmente para uma turma onde a faixa etária é de 10 anos. Ter em mãos músicas, brincadeiras, jogos e dinâmicas é de extrema importância.


Para começar o encontro pode ser feita seguinte dinâmica:

Dinâmica: O Artista
Material: Lápis e papel.

Descrição: O catequista pede para todos fecharem os olhos. Peça a cada um que desenhe com os olhos fechados uma:

- Casa
- Nessa casa coloque janelas e portas
- Ao lado da casa desenhe uma arvore
- Desenhe um jardim cercando a casa, sol, nuvens, aves voando
- Uma pessoa com olhos, nariz e boca
- Por fim peça para escreverem a frase a baixo:
- SEM A LUZ DE DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPÍRITO SANTO, TUDO FICA FORA DO LUGAR.

Peça para abrirem os olhos e fazer uma exposição dos desenhos passando de um por um.

Comentário: Sem a luz e a presença da Santíssima Trindade, toda obra sai imperfeita. Deus é única luz. Sem ela só há trevas.


__________



Essa outra eu fiz para encerrar o encontro e foi bem divertida, é uma forma das crianças se elogiarem e saberem o que os colegas pensam delas. Elas gostaram bastante! :)

Dinâmica do Passe-repasse.

(Como a minha turma tinha 20 catequizandos quando fiz a dinâmica, não precisei acrescentar nada. Mas se a sua turma for maior, poderá colocar mais adjetivos, é importante que nenhuma criança se sinta rejeitada por não ter recebido a caixa).

Material: Uma caixa fechada com bombons ou pirulitos dentro, e a seguinte oração colada nos doces:

Oração simples à Santíssima Trindade

Pai, Filho e Espírito Santo,

Santíssima Trindade acompanhai-me toda a vida,

dai-me sempre guarida, tende de mim piedade,

Pai Eterno, ajudai-me,

Verbo de Deus, abençoai-me,

Espírito Santo, alcançai-me proteção, honra e virtude,

nunca a soberba me ataque e sempre busque o bem,

com a Santíssima Trindade para sempre.

Amém.

1 – PARABÉNS! Você tem muita sorte, foi premiado com este presente. Mas ele não será sua, observe os amigos e aquele que considerar mais organizado será o ganhador dele.
2 – A ORGANIZAÇÃO é algo de grande valor e você como possuidor dessa virtude, irá levantar-se para entregar esta caixa ao amigo que você achar mais feliz.
3 – ALEGRIA – aqui está uma caixa que foi entregue por ver em você muita alegria, alegria esta que anima nossos encontros, tornando-os sempre agradáveis. Mas infelizmente ela não é sua, com muita alegria entregue-a para a pessoa mais séria da turma.
4 – SERIEDADE é sua marca pessoal, ser séria faz de você uma pessoa respeitada, porém ao contrário das pessoas sérias, você é muito agradável e querido, continue sendo assim. Portanto a caixa de chocolate não é sua, com toda seriedade passe-a para a pessoa mais elegante.
5 – ELEGÂNCIA, como você deve esforçar-se para manter todo este visual elegante e o bom é que você consegue alcançar o seu objetivo que é ser elegante, e através dela consegue muitos amigos, menos essa caixa, por isso passe-a para a pessoa mais meiga da turma.
6 – A MEIGUICE é algo muito raro e você a possui, parabéns. Mas a caixa ainda não será sua, e você com o seu jeito tão especial de ser vai fazer questão de entregá-la a quem considera mais extrovertido.
7 – VOCÊ É EXTROVERTIDA, chega e já vai fazendo a festa, não importa o momento e o lugar, você chega fala e brinca com todo mundo. Com uma facilidade espetacular vai se instaurando no meio de todos. Parabéns, você deve ser muito feliz, daí cabe a você encontrar no meio de nós alguém que lhe transmite felicidade.
8 – Dizem que a FELICIDADE é como uma borboleta, quanto mais você a persegue, mais ela foge. No entanto, se você volta a sua atenção para outras coisas, ela vem e suavemente pousa no seu ombro. Não chego a ver a borboleta no seu ombro, mas vejo a felicidade estampado no seu rosto e isso torna-nos felizes. Com toda felicidade que existe em você passe a caixa para a pessoa mais corajosa.
9 – Você foi contemplado com esta caixa e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhido passe-a para a pessoa mais inteligente.
10 – A INTELIGÊNCIA nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade impede que eles desenvolvam tal virtude. Demonstre mais um ato de sua inteligência passando este presente para quem você achar mais simpático.
11 – para comemorar a escolha do presente distribua um largo sorriso entre os amigos. O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas SIMPÁTICAS como você.
Parabéns pela simpatia. Não fique triste, o presente não será seu, passe-o para quem você acha mais amigo.
12 – A AMIZADE é uma das coisas mais importantes na vida. Você ter um verdadeiro amigo é como possuir um tesouro de valor exorbitante, por isso, conquiste outro amigo dando-lhe essa caixa. Para isso ele tem que ser pontual nos compromissos.
13 – PONTUALIDADE é a qualidade marcante dos britânicos, portanto você é brasileiro e sabe respeitar seus compromissos honrando o horário. Você com certeza não gosta de deixar ninguém esperando. Mas aguarde a hora certa de ganhar essa caixa, pois essa ainda não é sua, passe para a pessoa mais solidária.
14 – A SOLIDARIEDADE é coisa rara no mundo em que vivemos, onde encontramos muitas pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário aos colegas, mas o presente ainda não será seu, passe-o para a pessoa mais bonita.
15 – Que bom! Você foi escolhido como o colega mais BONITO do grupo, por isso desfile para todos observarem o quanto é bonito. Obrigado pelo desfile, mas o presente não será seu, passe-o para quem lhe transmite PAZ.
16 – O mundo inteiro clama por PAZ, e você gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza.
Parabéns! Você está fazendo falta nas grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita paz passe esta caixa para a pessoa mais dinâmica.
17 – Você sabe mesmo como fazer as coisas, nada é difícil sempre procura dar um jeito de tornar tudo muito simples e eficiente, não é à-toa que você é DINÂMICA, portanto eficientemente escolha entre todos, a pessoa que é mais trabalhadora, que mereça esse presente.
18 – Dizem que o TRABALHO dignifica o homem e você leva a sério o trabalho, não perde tempo e nem tem moleza com você. Fazendo do trabalho até motivo de farra e folia, é isso aí. Acredito que gostando de trabalhar desse jeito você é capaz de encontrar entre os demais, alguém responsável para dar esse presente.
19 – RESPONSABILIDADE é com você, nunca desaponta ninguém nos compromissos, sempre cumpre como que se compromete de forma espetacular. Sendo você a mais responsável receberá o encargo de maior responsabilidade; cabe a você encerrar esse passe-repasse, dando essa caixa de chocolate a pessoa mais caridosa da turma.

20 – Bem... a pessoa CARIDOSA não é egoísta, não tem inveja, gosta de todo mundo e tem como satisfação ajudar o próximo, servir e dividir o que tem, principalmente, quando se trata de um presente. Por isso divida o que tem dentro da caixa com os seus amigos.



Espero que elas tenham lhe ajudado! :)

29 comentários:

  1. Gostei do seu espaço.

    Vou voltar.

    Também sou catequista.

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Nossa parabens muito legal
    Me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  3. GOsteii muito da dinâmica, mais eu tenho uma duvida, as crianças não ficam com o pirulito que corresponde ao seu adjetivo?...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, as dinâmica me foram muito uteis!
    Deus te abençoe, beijO :*

    ResponderExcluir
  5. muuuito bunitinhu gostei muito viiu ?
    Deus te abençõe nessa caminhada =*

    ResponderExcluir
  6. ADOREI SUA DINAMICA.......
    SOU CATEQUISTA.E SE TIVER NOVIDADES DE COMO
    MONTAR AULAS COM DINAMICAS LEGAIS, ENVIE PARA O MEU EMAIL.
    pedromatoni@hotmail.com.br

    QUE DEUS TE ABENÇÕES...

    ResponderExcluir
  7. Muiiiito bom, parabens pelas ideias.

    ResponderExcluir
  8. gostei demais,obrigada.

    ResponderExcluir
  9. silvana mendes de souza27 de maio de 2010 20:40

    Sou catequista também,gosto que eu faço,me realizo com as crianças dos encontros,que cada um de nós,possamos passar o amor de DEUS.parabéns pelo seu trabalho.

    abraço silvana mendes

    ResponderExcluir
  10. eu adorei este espaço, muito legal

    ResponderExcluir
  11. olá gostei muito de seu blog que por acaso estava realizando uma pesquisa e fui mim empougando, gostei muito de teu trabalho e gostaria de ti dizer que tb estou criando um blog para evangélização.
    sou de lagoa de itaenga - Pe, sou catequista e lider da pastoral da juventude (PJ) e gostarei muito de ser teu amigo. mim add pelo e-mail: andersonphn_luzevid@hotmail.com

    se tiver um tempinho dá uma olhadinha no meu bloge dá alguma sugestão... http//:andersonluzevida.blogspot.com/
    espero sua visita!

    ResponderExcluir
  12. É tão bom encontrar no caminho pessoas que partilham a mesma fé que nós e que de fato se comprometem com o crescimento daqueles que mais precisam ser cuidados, as crianças!

    Ariella, achei lindo o seu blog! Estava mesmo procurando umas dinâmicas pras crianças!Ajudou sim!Voltarei sempre aqui!

    Um abraço
    Fica com Deus!

    Carina

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ariella aqui é a Arielle...rsrs

    sou catequista de Crisma e gostei muito das duas dinâmicas que está acima...

    muito obrigada por disponibilizar este blog tão abençoado!

    Obrigaadaa!!!

    Arielle Bruna..

    aribruna@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amei esse blog,vou usar algumas dinãmicas na catequese e vou recomendá-lo para outras catequistas. Parabéns, que o Espírito Santo ilumine os responsáveis pelo blog,enchendo-os de sabedoria.
    Michelli

    ResponderExcluir
  16. gostei muito das dinamicas e continuem, nao parem pra nao intristecerem as nossas crianças. ntemo fuiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  17. Muito legal este blog. Parabéns!
    Juliana...

    ResponderExcluir
  18. Oi.. Parabéns pelo Blog.
    Sou Catequista em Maringá-Pr, e estas dinâmicas que postou vão ajudar muito nosso grupo.
    Que a Paz de Cristo e a Luz do Espiríto Santo estejam sempre convosco!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns por ser uma jovem missionaria levando a palavra de Deus e nos ajudando a levar também continue assim vc nos ajuda demais pessoas como vc nos serve de lição nos encoraja.

    ResponderExcluir
  20. Que bacana o teu cantinho!!Parabéns e que Deus abençoe a tua caminhada.bjoooooo

    ResponderExcluir
  21. Ariella, feliz em ver o teu trabalho, o vi quando estava pesquisando uns materiais para Solenidade da Santíssima Trindade. Força e perseverança! Padre Everaldo
    everaldoara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Sou Catequista da iniciação pela manhã e 2 Eucaristia 2 a tarde, gostei muito blog, espero ter mais dinâmica, pois agora em setembro vamos para o mês da bíblia.

    Que Deus te abençoe
    Carminha
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  23. achei muito bacana suas dinâmicas preciso muito de exemplos para passar para os meus catequizandos...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  24. ola amei suas dinamicas

    ResponderExcluir
  25. Olá!Gostei muito das dinâmicas e das orações...foi de grande ultilidade!

    ResponderExcluir
  26. Oi amada, gosto muito de dinâmica e logo colocarei essa com minha turminha. bj Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  27. Adorei as dinâmicas. Que Deus a abenções. Obrigada. Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Espero ter ajudado na sua missão de evangelizar! Grande beijo no coração! Volte Sempre! :)